engenharia de software ead
Muitos considerariam aplicações de aprendizagem combinada que produzem
resultados de aprendizagem que são meramente equivalentes (não melhor do
que) aqueles resultantes de instrução presencial sem o aprimoramento uma
perda de tempo e dinheiro porque a adição não melhorar os resultados dos
alunos.
Uma segunda característica saliente das práticas de aprendizagem on-line é o
tipo de abordagem pedagógica utilizada. Diferentes abordagens pedagógicas
on-line promovem diferentes experiências de aprendizagem, variando a fonte da
aprendizagem, conteúdo e a natureza da atividade do aluno. Nas abordagens
didáticas ou expositivas tradicionais, o conteúdo é dirigido por instrutor ou
computador e normalmente apresentado na forma de texto, palestra ou
discussão dirigida por instrutor.
As abordagens expositivas estão frequentemente em contraste com a
aprendizagem ativa, na qual o aluno se envolve em exercícios e normalmente
prossegue em seu próprio ritmo. Outra categoria de abordagem pedagógica
enfatiza a atividade de aprendizagem colaborativa ou interativa, em que a
natureza do conteúdo de aprendizagem é emergente à medida que os alunos
interagem entre si e com um professor ou outras fontes de conhecimento.
As tecnologias podem apoiar qualquer um desses três tipos de aproximação.
Pesquisadores de aprendizagem on-line descreveram uma mudança nos
ambientes de aprendizagem on-line da transmissão de conhecimento para
suporte para a aprendizagem ativa e interativa à medida que as novas
tecnologias e possibilidades expandidas de aprendizado on-line.