O ator, ao invés de interpretar e encenar a mensagem superior

Usando plenamente sua técnica, dá o texto de forma mais neutra, sem drama e afetação teatral. De certa forma, os audiobook privilegiam os narradores amadores, pois em suas mãos o livro costuma ficar como um texto para ser lido em voz alta, não como um roteiro a ser encenado. Leem de forma neutra, como se falassem, ao contrário dos profissionais que, como escreve Rubbery, “muitas vezes borram a linha entre o livro e a performance artística”20, aproximando-se inevitavelmente do estilo de um radiodramaturgo.

O criador do audiobook conta a narração como se fosse sua, de certa forma assumindo o papel do autor. É um fenômeno comum que, na imaginação do ouvinte, a voz do narrador seja igualada à voz do narrador. D Acho que no caso dos audiobook é particularmente evidente o desejo do corpo escondido no texto, conhecido da teoria de Roland Barthes, o desejo do autor, e não é de estranhar que cada vez mais os escritores leiam seus próprios textos22.
audiobook livro dos espíritos onde escutar
Como Rubery escreve, “a necessidade de um narrador familiar reflete o desejo do leitor de enfrentar a voz desencarnada e acústica de uma máquina que tem sido uma fonte de fascínio sinistro desde Edison”. O mercado contemporâneo de audiobooks atende a esse desejo, associando cada vez mais a voz de um autor conhecido ao seu próprio texto, personalidade e corpo, que eram ocultados nas radionovelas.