Outros testes de HIV estão disponíveis para as pessoas se testarem.

Cisto sinovial tratamento Alejandro Zoboli
O HIV pode ser diagnosticado com testes rápidos que fornecem resultados no mesmo dia, facilitando muito o diagnóstico precoce e a ligação ao tratamento e cuidados com a saúde.

No entanto, nenhum teste positivo específico para HIV pode estabelecer um diagnóstico definitivo e é necessário um teste confirmatório, realizado por um profissional de saúde qualificado e treinado ou por um agente comunitário em uma clínica comunitária.

A infecção pelo HIV pode ser detectada com alta precisão usando testes pré-qualificados da OMS como parte de uma estratégia e algoritmo de teste aprovado nacionalmente.

Os testes de HIV mais comuns detectam anticorpos produzidos pelo sujeito como parte de sua resposta imune contra o vírus. Na maioria das vezes, os indivíduos produzem anticorpos contra o HIV dentro de 28 dias após a infecção.

Durante esse período, conhecido como ‘período de janela’, os anticorpos ainda não foram produzidos em quantidade suficiente para serem detectados pelos testes convencionais e ainda pode não haver sinais de infecção. , mesmo que já possa ser transmitido para outras pessoas.

Uma vez infectado, na ausência de tratamento e supressão viral, é possível transmitir o HIV a um parceiro sexual ou pessoa que compartilhe a mesma agulha ou, no caso de uma mulher grávida.